Junho 2017 - Sindilojas criador plano exclusivo Saúde Sindilojas

Setembro 2017 - Sindilojas lança campanha: Parceria. Essa é a chave!

Setembro 2017 - Sindilojas lança a revista Vitrine Varejo

2016

Parceria Sindilojas / Senac lança cursos de curta duração para atender demanda do varejo

Manifestação e lançamento de campanha contra o comércio ilegal

Implantação do SCPC - Boa Vista

Novembro de 2004 - Criação do Sindilojas Jovem

Fevereiro de 2000 - inaugurado o Museu do Comércio.

Setembro de 2000 - Recebe Certificação ISO 9002.

Julho de 2000 - Sindilojas é agraciado com o Prêmio Qualidade RS, na modalidade Bronze Troféu.

1991

O presidente do Sindilojas, Raul Fedrizzi, realiza uma inauguração do Edifício Sindilojas.

1980

O comércio começava a se expandir para os bairros.

1970

Lojistas se unem para atuar de forma associativa, fortalecendo o sindicato. O comércio se especializava em outras áreas. Surgiam os segmentos de ferragens, sapatos infantis, lãs em novelos, linhas, tecidos finos e de confecções. Lojas de departamentos como Alfred, Prataviera, Magnabosco e Fedrizzi comandadas por mãos caxienses também eram inauguradas.

1960

A centralização das lojas no espaço urbano e crescimento da economia. A venda de produtos de porta em porta ainda era uma realidade do período. Com a escassez de recursos e a pequena participação dos empresários, o sindicato não contava com funcionários nem sede própria e as reuniões eram feitas na casa do presidente. O presidente teve o mérito de manter a entidade no município e evitar que tivesse a base transferida para Porto Alegre.

1954

A Carta Sindical foi obtida aqui dados, que marca ou início da atuação da entidade como sindicato representante do comércio caxiense. Em 8 de junho, uma associação se transformou em sindicato eclético, passando a receber uma denominação atual Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul.

1953

O comerciante Avelino Antônio Pasa fundava a Associação do Comércio de Gêneros Alimentícios, entidade que originaria o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas).

1950

Com 53 mil habitantes, Caxias tinha 350 casas comerciais. Desses, 70 eram casas de secos e molhados, 26 eram dedicados à venda de tecidos, 22 ao comércio de confecções, 15 de calçados, 15 farmácias, 15 revendas de automóveis e acessórios, 13 madeireiras, 8 padarias, 7 ferragens, 7 lojas de material elétrico e uma casa funerária.

O comércio chegou à região da Serra junto com os imigrantes italianos.