2º Simpósio Estadual do Varejo inicia com palestra de Arlindo Grund

                Com a proposta de oferecer estratégias para impulsionar os negócios e motivar o networking entre os participantes, o Sindilojas Caxias está realizando o 2º Simpósio Estadual do Varejo nesta quarta-feira (23/10). Personalidades e especialistas de renome estão apresentando conteúdo que pretende contribuir para o dia a dia de empresários e profissionais do comércio varejista.

                Após a abertura, a programação do Simpósio iniciou com o apresentador do Esquadrão da Moda e consultor de moda Arlindo Grund com a palestra ”A moda como ferramenta de vendas”. Pós-graduado em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e mestre pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, é autor dos livros “Nada Para Vestir” e “As Armadilhas da Moda”.

                Arlindo recordou o conceito Moda junto com os participantes e lembrou que para conviver em sociedade é preciso falar, no mínimo, a mesma língua. Afinal, moda é linguagem.     O consultor de moda trouxe, então, a diferença que separa a moda da tendência. Falou de tendências atemporais que envolvem critérios como cores, vintage, sazonalidade, técnicas de confecção, comportamento: “A moda é o reflexo do que a gente está vivendo, então é preciso ter cuidado na hora de escolher uma tendência, de acordo com a personalidade”, disse. Destacou que você fideliza o cliente através da informação. Segundo ele, ao escolher uma roupa que fica boa para o dia todo é uma boa saída o bom senso é sempre a melhor regra.

                Arlindo trouxe as tendências do verão 2020, como o western com seus coletes e franjas artesanais com inspiração do caubói com recortes diferenciados para trazer conforto. Como o brasileiro está se desprendendo das cores e tem usado o colorido sem preconceito: “Com as informações de moda, é possível traz cor e alegria para a vida da gente, especialmente, nos acessórios”, apontou. Já a tropicalidade traz a mistura de texturas, que abre um novo leque de possibilidades. Para o inverno 2020, o trabalho manual volta com tudo para a moda em um conceito sustentável, trazendo o uso dos resíduos de plástico para os tecidos e as cores vibrantes tomam conta do cenário dos meses de frio, como o cor-de-rosa, o turquesa e o azul com texturas e  estampas mais diferenciadas  não necessariamente relacionadas com as cores, criando uma unidade. As formas e volumes, bem como o minimalismo, estão presentes tanto no inverno quanto no verão 2020. O romântico com as formas da mulher mais marcadas. Nas lojas, é possível aplicar a criatividade e oferecer um diferencial para os clientes. Sobre a tendência plus size, que é um movimento da moda inclusiva, também é importante observar. Para ele, não existe mais vendedor, existe o consultor que precisa observar o estilo do consumidor para oferecer o que fica mais adequado, facilitando a vida dele.

A marcante influência das novelas nas escolhas das brasileiras para os looks merecem cuidado para as escolhas porque nem todos têm o mesmo estilo de uma atriz. Apresentou o guia de estilo, incluindo clássico, sexy, criativo e romântico. Ele lembrou que o empoderamento se dá com informação, considerando a adequação, o ambiente e o tipo de corpo. Destacou o biotipo da brasileira e como ser sexy na medida, nadadora, sofisticação e acima do peso, que convidou a transgredir com informação.  

                O 2º Simpósio Estadual do Varejo é uma realização do Sindilojas Caxias com o apoio institucional da Fecomércio-RS SESC SENAC. O Sicredi é o patrocinador ouro e os patrocinadores prata são CDL Porto Alegre, Equipamentos Gourmet, Elri.net, Havan e Supermercados Andreazza. Os apoiadores dessa edição são Branca Rosa, Ecostyle, Erva Mate Pérola Verde, Flytour Serviços de Viagens, Intercity Hotels, Interface Comunicação e Eventos, Livraria Rossi, Lojas Colombo, Murialdo, Objetiva Fotografias, Vinícola Don Affonso, Sala Viva Sonorização, Sidnei Staudt Assessoria em Eventos, TCS Sistemas para Gestão. O Grupo RBS é media partner do evento.