2º Simpósio Estadual do Varejo reúne mais de 300 pessoas em Caxias

                Com a proposta de oferecer estratégias para impulsionar os negócios e motivar o networking entre os participantes, o Sindilojas Caxias realizou o 2º Simpósio Estadual do Varejo na quarta-feira (23/10). Personalidades e especialistas de renome apresentaram conteúdo para contribuir com o dia a dia de empresários e profissionais do comércio varejista.

                A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, falou na abertura oficial destacando as palavras do dia – moda, excelência, cliente, marketing e atualidade – presentes em toda a programação: “O varejo é e sempre foi, por sua própria natureza, um dos mais competitivos setores. Parcerias e alianças representam uma inteligente estratégia para impulsionar o comércio varejista”, disse. Para ela, mais do que oferecer aos clientes serviços relacionados aos produtos e inovações em tecnologia, é preciso aprimorar a experiência de compra nos espaços físicos e virtuais, já que é preciso estar onde o consumidor é encontrado: em todo o lugar. “O varejo é uma arte e, cada vez mais, uma ciência, mas as regras básicas em torno de um ótimo serviço, pessoas envolvidas em atender os anseios do cliente, produtos que se tornam objetos de desejo muito além da utilidade, em lojas que seduzem pela praticidade permanecem tão verdadeiras hoje quanto no passado”, destacou. Idalice disse que no coração de grande parte desse momento de transformação e velocidade em que vivemos está o fato de que os varejistas tem que realmente começar a usar os dados de uma maneira diferente para entender completamente seus clientes e oferecer o que buscam: “Em tempos de varejo on-line e off-line, os canais de venda são incontáveis e esses pontos de encontro com o cliente oferecem oportunidades de interação nunca antes exploradas”, afirmou.

                Após a abertura, a programação do Simpósio iniciou com o apresentador do Esquadrão da Moda e consultor de moda Arlindo Grund com a palestra ”A moda como ferramenta de vendas”. Arlindo recordou o conceito Moda junto com os participantes e lembrou que para conviver em sociedade é preciso falar, no mínimo, a mesma língua. Afinal, moda é linguagem. O consultor de moda trouxe, então, a diferença que separa a moda da tendência. Falou de tendências atemporais que envolvem critérios como cores, vintage, sazonalidade, técnicas de confecção, comportamento: “A moda é o reflexo do que a gente está vivendo, então é preciso ter cuidado na hora de escolher uma tendência, de acordo com a personalidade”, disse. Destacou que você fideliza o cliente através da informação. Segundo ele, ao escolher uma roupa que fica boa para o dia todo é uma boa saída o bom senso é sempre a melhor regra.

                Edmour Saiani, que estudou engenharia mecânica no ITA, fez pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi executivo por mais de duas décadas em companhias nacionais e multinacionais falou sobre o contraponto da digitalização e da humanidade. Para ele, o PHD vai além do comprar e envolve aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, se emocionar comparar, levar, ser reconhecido, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. Citou Warren Buffet que dizia: “Varejo é um negócio difícil. O varejista precisa permanecer esperto, dia após dia. A concorrência está sempre copiando e superando o que quer que você faça. Ao mesmo tempo, os clientes são induzidos
de toda forma concebível a experimentar uma infinidade de lojistas”. Já Carolina Bahia, que é editora-chefe e colunista da sucursal da RBS/Brasília, trouxe a visão dela sobre a atuação do novo governo e também sobre a atuação do Congresso Nacional e Senado.

                Durante a palestra O Poder é Seu, Rafael Baltresca, especialista em Programação Neurolinguística [PNL], destacou que o grande poder está no subconsciente, mas o grande desafio é acessar esse poder. Nesse bate-papo com os participantes, Baltresca fez uma dinâmica divertida e empolgante ao hipnotizar os participantes durante a palestra, destacando que uma crença desperta uma reação física, assim como um pensamento desencadeia uma reação emocional: “Por mais que pareça impossível, o ‘acreditar’ gera possibilidades reais em nosso subconsciente”, afirmou.

                “Os Conceitos Disney aplicados ao Varejo” foram trazidos pela especialista na implantação da cultura de excelência em atendimento Jacqueline Gomes. De acordo com Jacqueline, a Disney é uma empresa de pessoas para pessoas: “Não espere que o seu cliente interno entregue experiência diferenciada se não vivenciar isso no seu negócio”. Lembrou que Walt Disney criou uma cultura de orientação para o cliente como um dos maiores empreendedores do mundo. Com a criação de Mickey e os resultados com o negócio, ele conseguiu entrar na indústria cinematográfica e criar a Disneylândia.

                Para encerrar a segunda edição do Simpósio, os participantes conheceram as 20 Estratégias para vender mais com o Marketing Digital, com Evandro Carter, que iniciou dizendo que existem três tipos de clientes, os que querem preço, exclusividade e conveniência, e ensinou como encontrar o público-alvo para os negócios na internet, destacando a importância de definir como deve ser o posicionamento em redes sociais, especialmente, com o foco no nicho de mercado para conquistar resultados.

                O 2º Simpósio Estadual do Varejo é uma realização do Sindilojas Caxias com o apoio institucional da Fecomércio-RS SESC SENAC. O Sicredi é o patrocinador ouro e os patrocinadores prata são CDL Porto Alegre, Equipamentos Gourmet, Elri.net, Havan e Supermercados Andreazza. Os apoiadores dessa edição são Branca Rosa, Ecostyle, Erva Mate Pérola Verde, Flytour Serviços de Viagens, Intercity Hotels, Interface Comunicação e Eventos, Livraria Rossi, Lojas Colombo, Murialdo, Objetiva Fotografias, Vinícola Don Affonso, Sala Viva Sonorização, Sidnei Staudt Assessoria em Eventos, TCS Sistemas para Gestão. O Grupo RBS é media partner do evento.