Café com Ideias aborda aspectos que influenciam a decisão de compra

O Café com Ideias realizado no dia 29 de setembro, teve como palestrante convidada a Master Neurobusiness, coach e fonoaudióloga Ligia Galvani, que abordou o tema “A Jornada de Decisão do Consumidor – Percepção, Emoção e Decisão”.

Ligia trouxe para os participantes do Café com Ideias o conceito de Shopper em que as expectativas do cliente são despertadas de acordo com os desejos de cada um, influenciando na decisão de compra. Ressaltou a importância da experiência vivenciada no ponto de venda tanto nos âmbitos físico quanto no digital. “Tudo passa através da linguagem, por isso é importante motivar o consumidor a criar experiências através da percepção que vão levar à realidade”, explicou. Ela destacou que é preciso estar atento na hora de agir porque cada pessoa é única e agem de forma diferente de acordo com estímulos específicos. A coach citou o contraste como um mecanismo de decisão seguro, portanto mostrar o diferencial no produto torna a venda decisiva. Tornar o ambiente da loja familiar e amigável também influencia no mecanismo de decisão, porque torna a aquisição tangível. Para reforçar a mensagem, é importante dar destaque no inicio e no final da conversa. Como o visual influencia as pessoas, a imagem da loja e das pessoas que recebem o cliente também merece atenção.  Além disso, existem alguns gatilhos mentais que contribuem para uma memória positiva na comunicação, como autoridade, aprovação social e escassez. Uma boa forma de reforçar a mensagem é oferecer estímulos variados, mas o mais importante é a percepção para  entender o consumidor.

O Café com Ideias é uma promoção do Sindilojas Caxias e nesta edição foi alusivo à Semana Municipal de Turismo. Para marcar a data, o Guia de Caxias realizou o sorteio de um voo panorâmico em Caxias do Sul, oferecido pelo Aeroclube de Caxias do Sul.