Café com Ideias: comerciantes conhecem critérios para análise de crédito

Denise Pires compartilhou a experiência na área de Soluções de Crédito e Risco para vendas mais assertivas nessa edição.

O Café com Ideias, promovido pelo Sindilojas nesta sexta-feira (25.08), no Restaurante Palácio do Comércio, trouxe a supervisora comercial Regional da CDL Porto Alegre, Denise Pires, que abordou o tema “Como entender um processo efetivo de análise crédito”. Na ocasião, o presidente do Sindilojas Sadi Donazzolo entregou a premiação da campanha Estratégia Premiada para a  Dolci Modas, localizada no Jardim Eldorado, pela edição de Dia dos Pais, premiada com um mês de consultoria em Marketing Digital. 

Denise falou sobre a importância da análise de crédito e o papel que desempenha na economia, como funciona a política de crédito no mercado e quais as ferramentas disponíveis que influenciam o comerciante no momento em que decide fazer a venda. Ela explicou que conceder crédito é uma decisão do estabelecimento comercial e pressupõe uma relação de confiança entre as duas partes por ser um fator humano que depende de análises externas sobre o cliente: “Quando eu vendo a crédito, estou entregando ou emprestando patrimônio a alguém, o que incorre em riscos”, alertou. Ela destacou que o crédito representa uma oportunidade para trazer o cliente para a loja e fidelizar a relação, vendendo mais. Como o crédito é um ciclo, o cartão de loja próprio é mais seguro, o que tem como consequência o aumento do faturamento.

Perguntar ao cliente o que é preciso saber para fazer uma verificação adequada é essencial: “Existem regras que precisam ser observadas que determinam o nível de risco e as garantias presentes na metodologia de crédito”, pontuou. Para ser assertivo, é preciso conhecer os riscos, o tomador de crédito e analisar as políticas de crédito. Critérios como organização, cumprir as regras, conhecer os riscos que a empresa quer e pode correr, bem como ter clareza sobre a postura para o crédito são essenciais. Trata-se de uma relação de confiança com expectativa de retorno. Assim, ao mudar a regra de cobrança, o comércio se aproxima do acerto por medir o grau de risco do consumidor. Essa é uma tarefa dos estabelecimentos comerciais com ferramentas que auxiliam na assertividade com informações coletadas pelo IBGE, pela renda presumida e de acordo com o comportamento.

Nesta edição, o Café com Ideias, um evento do Sindilojas Caxias, contou com o apoio da Boa Vista Administradora do SCPC.