Café com Ideias: Participantes aprenderam técnicas para encantar o cliente

A última edição de 2017 do Café com Ideias, realizada no dia 24 de novembro, no Sindilojas Caxias (Restaurante Palácio do Comércio, Sinimbu, 1415 - 10º andar), trouxe a palestra “A venda além da vitrine”, apresentada pelas diretoras de varejo da Quadrilha Arquitetura, Claudia Barbosa, e da Ribas Rinaldi Consultoria, Cristiane Ribas, profissionais conectadas diariamente com o varejo brasileiro.

A consultora Cristiane Ribas e a arquiteta Cláudia Schmitt Barbosa apresentaram técnicas, estratégias e ações que podem contribuir para que o cliente tenha uma percepção agradável do estabelecimento comercial e se motive a comprar: “É preciso saber direcionar o negócio para que o encantamento esteja focado no cliente e em lidar com as expectativas dele de modo inovador”, disse Cristiane. Segundo elas, é preciso conhecer o cliente para que ele entre na loja e oferecer uma experiência com uma acolhida diferencial, suprindo as necessidades dele, motiva para a compra. “Ao nortear o cliente com sensações que motivem o cliente a buscar a loja, sabendo o que oferecer a ele promove uma conexão com o produto”, lembrou Claudia.   Para isso, o empresário deve investir em um planejamento estratégico de ações a serem renovadas com o olhar focado para o nicho de mercado que reflete o lifestyle da marca. Destacaram que tudo ao mesmo tempo não funciona mais e é preciso estar sensível aos desejos do comprador. Para elas, ao ser envolvente, a marca está vendo a compra como consequência e não como fim: “Como as pessoas estão com menos tempo, o nosso papel é solucionar a vida do cliente oferecendo a solução”, disseram.

O espaço da loja é muito importante para contribuir para as vendas. Assim, o layout da loja, que envolve o espaço de circulação, o local do caixa e estoque, ponto focal e disposição de mercadorias: “Valorize a primeira impressão: a loja tem que falar sozinha com uma exposição diferente, iluminação, que ajudam para uma compra efetiva. Varejo é movimento!”, lembrou Cristiane. A iluminação oferece um conforto visual que valoriza o produto. Assim, ela aconselhou a fazer enquetes rápidas com os clientes para contar uma história de desejo do produto, criando um cenário no ambiente da loja para que o produto possa ser visto. Já, no pós-venda, é importante  conhecer o perfil do cliente para criar novos desejos e estimular novas compras.O momento do check out também deve ser planejado porque é uma oportunidade para direcionar o olhar, fortalecendo a identidade e mostrando a essência da marca. Com um propósito definido, a pessoa se identifica com o negócio e quer consumir o produto. Detalhes importantes como o cuidado com a sinalização interna e identificação dos preços também devem ser considerados.

Em 2018, o Café com Ideias volta a ser promovido a partir de março.