Dario Amorim palestra sobre atendimento e vendas no Café com Ideias

O Café com Ideias, focado nas vendas de Natal, a data mais esperada pelo comércio do ano, realizado no dia 27 de outubro, no Sindilojas Caxias, contou com a experiência de mais de 40 anos de vida profissional em vendas de Dario Amorim.

Na palestra “Atendimento e Vendas de Final de Ano no Varejo”, Dario esclareceu que o vendedor é o responsável por gerar resultados ao motivar as pessoas a comprar. Atualmente, como o cliente tem acesso a informações sobre os produtos ao alcance das mãos com as redes sociais e sites de compras, muitas vezes, os vendedores têm dificuldades para agendar visitas com os clientes porque ficam dependendo da disponibilidade de cada um: “Nós somos o diferencial que o cliente precisa. E é pelo atendimento que nos diferenciamos”, disse.

O palestrante lembrou que a venda exige preparo e deu três dicas de atendimento com os clientes: ter uma verdadeira disposição para ajudar, para entender e também para encantar. Fazer essa parte é essencial para avaliar tudo o que está acontecendo e analisar cada situação. Segundo ele, os vendedores devem ouvir o cliente para entender o que precisa: “Não fale de produto, você não tem que vender produto: você deve vender solução”, destacou. Assim, os vendedores devem se dedicar a entender o que o consumidor precisa.

Esse profissional de vendas precisa estar preparado e conhecer a empresa que faz parte, o mercado em que atua, ter técnica para o atendimento e conhecimento em vendas e negociação. Cabe ao vendedor também entregar sempre o que vende, estimular o cliente a pensar sobre o que precisa e motivar a venda. Dessa forma, ao vender ele gera uma experiência, uma vantagem e também um sentimento de satisfação que enriquece o relacionamento.