DIA DA MULHER Empreendedoras contam suas histórias em painel

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Sindilojas Caxias realizou a 3ª edição do painel "Mulheres que arrasam no mundo dos negócios", no dia 07 de março.

Na abertura, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, deu as boas-vindas e lembrou que era um dia para prestigiar a criatividade feminina: “Essas mulheres têm em sua essência a iniciativa de apostar em projetos próprios e que vencem a si mesmas para crescer e se aperfeiçoar para o dia a dia da gestão”.  Ela destacou que a liderança feminina está cada dia mais evidente no mercado em que as mulheres criam, inovam e fundam empresas de sucesso pelo mundo.

A proposta do dia foi reunir mulheres que investem em negócios inovadores. Entre elas, Adriana Antunes, da Casa do Caramujo, Beth Venzon, curadora da plataforma Moda 365, e Catelini Padilha, da Um Pontinho Bordados feitos a mão, com a mediação da jornalista e apresentadora Rafaela Daros.

A primeira a compartilhar a sua história de idas e vindas profissionais em busca de ser feliz no trabalho, Adriana Antunes colocou em prática o sonho de edificar um atelier dedicado à poesia, ilustração e cerâmica. Com formação em Jornalismo, ela atuou em todas as áreas e encontrou no meio acadêmico a conexão com a literatura, que a levou à secretaria de Cultura de Caxias. “Em 1º de dezembro de 2018, criamos a Casa do Caramujo, um espaço em que as pessoas podem estar perto, vivenciar a poesia, fazer cerâmica e ilustração”, conta. Foi uma fuga criativa dos padrões impostos pela sociedade.  A menina do interior e hoje especialista e estudiosa em moda, cultura e identidade Beth Venzon iniciou a fala recordando a paixão pelas artes que a levou para a Itália por meio de uma bolsa de estudos, na década de 80. “Atravessei o oceano para descobrir que a minha pós-graduação tinha sido cancelada, mas foi lá que descobri o mundo das artes e percebi que a moda me alimentava, assim como conhecer os lugares e as pessoas”, contou. Fascinada pela cultura da Moda, Beth voltou ao Brasil e por 28 anos foi professora na UCS, quando se desafiou a criar a plataforma digital Moda 365: “Vivo a moda 365 dias por ano”, finalizou.  Após mais de 15 anos na Educação Corporativa, a terceira painelista Catelini Padilha se deparou com a maternidade e o desejo de influenciar o mundo do jeito dela com um negócio que influenciasse as pessoas por um mundo melhor. Foi assim que ela descobriu a economia criativa e o mundo do empreendedorismo: “Empreender é tomar para si a responsabilidade de fazer acontecer”, disse. O bordado que aprendeu com a mãe hoje é o negócio que criou para entregar valor por meio de um trabalho manual.

Apresentadora da Rádio Caxias, a mediadora Rafaela Daros é jornalista pós-graduada com formação em Social Mídia e criadora do blog Rafaela Daros. É autora da biografia “Lourdes Rodrigues – uma história de sucesso”, uma das maiores intérpretes de Lupicínio Rodrigues.