Lojas podem abrir no Carnaval

A segunda e a terça-feira de Carnaval (12 e 13/02), e também a quarta-feira de cinzas (14/02), são considerados dias úteis. Dessa forma, os estabelecimentos comerciais podem realizar a abertura normalmente, sem que, neste período, os empregados tenham direito a receber bônus ou folga antecipada.

Em caso de falta injustificada, o funcionário estará sujeito a penalidades disciplinares, tendo, inclusive, o dia de trabalho descontado, assim como o descanso semanal remunerado. A empresa pode optar por dispensar o trabalhador, que, por sua vez, poderá compensar essas horas em outros dias da semana, mediante acordo escrito prévio, ou ainda, abonar esses dias.

O Sindilojas Caxias ressalta que as empresas que não compensaram as horas extras trabalhadas em dezembro de 2017, em virtude do horário ampliado no Natal, têm no mês de fevereiro de 2018, ou seja, até o Carnaval a data máxima para realizar a compensação.