Menu do Varejo abordou a importância do diferencial competitivo

O Sindilojas Caxias promoveu o Menu do Varejo na terça-feira (09.10), no restaurante Palácio do Comércio, para reunir empresários associados e autoridades. A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, fez a abertura do evento lembrando os comerciantes sobre a permissão de abertura do comércio no feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. Ela também aproveitou para convidar os participantes para o 1º Simpósio Estadual do Varejo.

O palestrante da noite foi o consultor de empresas Alexandre Müller, que falou ao público sobre o tema "Qual o Diferencial Competitivo da sua empresa?". Diretor fundador do Grupo Valor, Alexandre ministra palestras e cursos sobre gestão estratégica, marketing, vendas e liderança para empresas. Ele iniciou lembrando aos empresários que para prosperar nos negócios é preciso muito trabalho. Destacou que o diferencial competitivo está na venda ativa. Afinal, crescer exige movimento com planejamento: “Quem planeja, cresce”, disse. Dentre as diretrizes que contribuem para um real valor competitivo estão o negócio, a visão, os valores e a missão. Além disso, a realização de pesquisa de compra deve ser constante para entender os hábitos de consumo do cliente, considerando que impacta em fatores críticos de sucesso. “Ao entender o consumidor, é possível definir a missão da empresa: o posicionamento estratégico”, pontuou. O papel da equipe nesse contexto, segundo ele, é essencial. Para Alexandre, a missão deve ser compartilhada com o funcionário e deve ser externada por meio de uma campanha de marketing institucional, já que deve motivar o engajamento de todos. Para isso, a cultura da empresa precisa ser reconhecida entre eles: “É preciso trabalhar para traduzir a missão no coração dos funcionários”, finalizou.

O Menu do Varejo é um evento exclusivo, destinado a empresários associados do Sindilojas Caxias, e contou com o apoio do Grupo Valor nesta edição.