Menu do Varejo traz as “Experiências da LATAM Retail Show | Congresso & Expo”

O Menu do Varejo, evento exclusivo e gratuito para associados do Sindilojas Caxias, contou com a presença do professor da UCS, diretor da Samburá Casa de Caça, presidente do Conselho Superior e diretor do Sindilojas Caxias, Ivanir Gasparin.
Realizado na terça-feira, dia 10 de outubro, no restaurante Palácio do Comércio, o evento reuniu associados, imprensa e autoridades para conhecer as novidades trazidas por Gasparin da LATAM Retail Show | Congresso & Expo, o evento mais completo para o varejo, franchising, e-commerce e shopping centers da América Latina.
O professor apresentou um novo conceito o “figital”, que é resultado da união dos conceitos de ambiente de compra físico com digital. Afinal, o consumidor vivencia o digital no dia a dia, enquanto as empresas ainda é um mundo a ser descoberto. Afinal, o analógico é uma realidade há milhares de anos, enquanto o digital para o comércio é o touch screen, o que é recente demais para que seja possível ter experiência e conhecimento para essa nova realidade. Nesse contexto, a antecipação da velocidade é o nome do jogo. Segundo ele, maior desafio para o comércio é encontrar pessoas qualificadas para o digital: “Hoje o varejo é igual a experiência e representa o fim do ponto de venda e da publicidade como conhecemos hoje”, afirmou. Ressaltou que vivemos no mundo dos algoritmos, pois as moedas comerciais hoje são outras e por isso a multicanalidade vende três vezes mais. Com o Shopper, a gestão de compras é mais do que o processo de compra na loja e as marcas estão relacionadas com estilo de vida. Para implantar uma nova cultura, mudar hábitos, exige disciplina e investimento porque as marcas não estão relacionadas com idades ou classes sociais e sim com estilo de vida.