Neuromarketing para atender bem é tema do Café com Ideias

O Café com Ideias que trouxe como tema "Estratégias do Neuromarketing aplicadas ao Ponto de Venda” pela consultora de Marketing e Planejamento Estratégico Tatiana Duarte, foi realizado no dia 29 de junho, no Sindilojas Caxias, com lotação máxima.

Tatiana mostrou como funciona o neuromarketing como ferramenta para ajudar a compreender as reações do consumidor na hora da venda. Segundo ela, o neuromarketing é uma estratégia relativamente nova que combina neurociência, marketing e tecnologia, já que a maioria das decisões de compra é feita com a parte inconsciente da mente, acionada por estímulos que influenciam os hábitos de consumo. O perfil do consumidor foi mudando na medida em que os produtos e serviços se tornaram mais diversificados. Hoje com o marketing digital e o poder das redes sociais, o comerciante precisa ficar atento para identificar oportunidades de melhorias para atender melhor os clientes e para isso ele precisa conhecer quem é o público-alvo da marca. Tatiana convidou os participantes a refletir sobre três questões: se o consumidor sabe que a marca existe, se ele gosta da marca e se o cliente lembra da marca na hora de comprar. “Com uma pesquisa, é possível traçar estratégias mais assertivas porque ao monitorar o relacionamento com o cliente, os produtos e serviços vão ser customizados”, alertou.

O neuromarketing surgiu com a pesquisa para a evolução do marketing. O sistema de inteligência do mercado pode ser utilizado para verificar como está o potencial de mercado, a imagem e o posicionamento, a oportunidade para novos produtos, satisfação, geomarketing e também lançamento de campanhas de marketing. Ela destacou que as pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas e é importante observar o ambiente em que são aplicadas.

  No neuromarketing é importante atuar para incentivar uma reflexão que faça com que o consumidor se identifique com a marca. Pesquisas indicam que 90% das marcas despertam a atenção dos consumidores, 50% desperta o interesse, mas apenas 5% efetua a compra. Para atender melhor o consumidor, é importante destacar o positivo no produto ou serviço, os benefícios, despertando o interessa da compra e indicando o caminho para que ele possa efetuar a compra. Tatiana informou que vale a pena ficar atento às tendências, como a gamificação, o Marketing Digital, E-commerce e também a clubes de compra que investem na fidelização: “A tecnologia é o meio, mas o atendimento é essencial e por isso precisamos ter elementos para oferecer o melhor para o cliente”, finalizou.

O Café com Ideias é uma promoção do Sindilojas, com o apoio do Grupo Data Censo Pesquisa e Inteligência de Mercado.