Operação Papai Noel apresenta resultados das ações

Nesta segunda-feira (08.01), foram apresentados os resultados da Operação Papai Noel 2017, realizada de 1° de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018, no 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

A Operação é resultado da união de esforços dos órgãos e entidades da segurança pública municipal. 12º BPM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, por meio da Guarda Municipal, e entidades do comércio, através da CDL, Sindigêneros e Sindilojas. Realizadas na época mais movimentada do comércio, as ações cumpriram o objetivo de oferecer segurança e tranquilidade aos caxienses durante o período de compras de Natal.

Na apresentação dos resultados da Operação Papai Noel 2018, o capitão Marcio Leandro S. da Silva ressaltou os esforços de todo o efetivo para o sucesso da força-tarefa: “A Operação Papai Noel é resultado de um trabalho conjunto de prevenção da criminalidade, essencial para coibir crimes”, destacou. Além disso, ele lembrou sobre a importância de divulgar a delegacia on-line porque fortalece essa ferramenta e beneficia toda a comunidade.

Com mais de 40 policiais novos nas ruas acompanhados por policiais experientes do 12º BPM, a Operação se estendia das 9 às 21 horas, o 12º BPM colocou em prática a ação de presença, através das modalidades a pé, com cães, polícia montada, com bicicleta, micro-ônibus motocicleta, viaturas, base móvel e fixa, câmeras de monitoramento, além da abordagem de pessoas e veículos. Além disso, o Estado do RS investiu mais de R$140mil reais em horas-extras e mais de R$50 mil em combustível para as viaturas.

O capitão Reni Onirio Zdruikoski informou que foram feitas 290 visitas a estabelecimentos comerciais, 1.262 pessoas foram abordadas, 123 veículos foram fiscalizados e 29 com veículos autuados. Como resultado, o 12º BPM efetuou 16 prisões, oito apreensões e duas armas de fogo apreendidas. Foram registrados 19 furtos a estabelecimentos comerciais, 88 casos de roubos a pedestres e oito roubos a estabelecimentos comerciais. Ele destacou que é importante reconhecer que esses são dados que revelam a importância de investir na prevenção da segurança e as ocorrências que foram evitadas com a presença mais efetiva das forças de segurança no centro de Caxias.

O presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, ressaltou a importância da Operação Papai Noel para o comércio de Caxias: “Essa parceria deve continuar para o bem de todos. Agradecemos o empenho e o trabalho feito em conjunto com os comerciantes. É essencial fazer parte dessa força-tarefa”, disse.