Precificação é abordada no Café com Ideias

Café com Ideias de setembro teve como tema “Os desafios da gestão na definição do preço de venda”, apresentado pela contadora e consultora de empresas Iane Neitzke, no dia 28 de setembro, no auditório do Sindilojas Caxias.

A palestrante é sócia-proprietária da Taura Consultoria Empresarial, contadora e consultora de empresas na área contábil, com ênfase em controladoria e finanças, bem como orçamentária, tributária e de custos.O encontro foi uma oportunidade para refletir sobre a importância do equilíbrio entre o valor de um produto e a percepção do consumidor na hora de investir em uma compra. Iane lembrou de três elementos essenciais na precificação, o conhecimento (do produto e do mercado, a habilidade (na formação do preço de venda) e a atitude (no sentido de aplicar o preço definido no mercado). Segundo a consultora, as estratégias de venda podem ser de custos, concorrência e conforme a demanda, baseada na percepção de mercado e do cliente. Para isso, é preciso observar os elementos que compõem o preço de venda, envolvendo o custo de aquisição, as despesas, incluindo gastos fixos e variáveis, a tributação e também a perspectiva de lucro para aquele produto, o que vai resultar no preço de venda. “A venda do produto deve cobrir os gastos, os custos, os impostos e ainda garantir uma margem de lucro”, afirma Iane. Lembrou que fatores como inflação, perfil do consumidor e ciclo de vida do produto precisam ser observados com cautela. Para chegar a um preço justo, é possível agregar valor ao produto com ações como: assistência técnica, serviços diferenciados, promoção por grife etc. A palestrante ressaltou que o maior desafio é conhecer os custos para fazer os cálculos e chegar no preço de venda para o consumidor.

Criado para compartilhar conhecimento e também para propiciar o networking entre os participantes em um ambiente de conexão e aprendizado, o Café com Ideias é uma promoção do Sindilojas e, nesta edição, contou