Sindilojas Caxias apresenta os aspectos econômicos do Cadastro Positivo

O Sindilojas Caxias promoveu a palestra “Cadastro Positivo, cenários e perspectivas econômicas”, no dia 1º de outubro, em Caxias do Sul, apresentada pelo economista Oscar Frank e pela supervisora regional do SCPC, Jose Carina Cunha.

Oscar Frank, economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, iniciou destacando que o Cadastro Positivo está vigente desde 2011, entretanto, o histórico de adimplência estava condicionado à anuência prévia. Com a nova legislação, a inclusão é automática de todos os CPFs e CNPJs e aqueles que não desejarem fazer parte deverão se manifestar. Ele esclareceu que não entram no Cadastro Positivo informações sensíveis (origem social e étnica, saúde, genética, orientação sexual, convicções políticas, religiosas e filosóficas), pagamentos à vista e no débito, saldo da conta corrente, investimentos, detalhamento dos bens adquiridos, rendimentos (inclusive de aposentadoria), limites do cheque especial e cartões de crédito.

Entre os benefícios do Cadastro Positivo, estão o aumento da transparência nas operações entre os tomadores e os credores, a aplicação de juros e condições mais adequadas para cada perfil, a maior disponibilidade de crédito, principalmente, para indivíduos não bancarizados e empresas de capital fechado, a redução da inadimplência e ampliação do prazo da carteira, bem como o processo mais efetivo de cobrança, resultando em queda dos custos. Ele ressaltou que os resultados da experiência internacional nos Estados Unidos com uma queda na taxa de inadimplência de 43%: “Países de diferentes matizes econômicas, políticas e ideológicas colheram resultado com o Cadastro Positivo”, disse. E completou destacando que o grau de desenvolvimento está ligado à disponibilidade de crédito. Afinal, o volume de crédito injetado na economia gera vendas, renda e emprego, fortalecendo os negócios. O economista também destacou o momento da economia brasileira e o perfil do PIB de Caxias do Sul.

A supervisora regional do SCPC, Jose Carina Cunha, também falou aos empresários sobre como o Cadastro Positivo influencia no dia a dia dos negócios ao apresentar “Quais as mudanças na análise de crédito no SCPC?”. Ela explicou que o Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento dos compromissos financeiros e pagamentos relativos às operações de crédito e aos serviços continuados dos consumidores (pessoa física ou jurídica). Assim, os clientes poderão consultar o Cadastro Positivo para realização de análise de risco de crédito do cadastrado; para subsidiar a concessão ou extensão de crédito e a realização de venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Segundo ela, é responsabilidade da empresa fornecer endereço residencial, comercial, eletrônico para comunicação com o cadastrado; verificar e confirmar, ou corrigir, em prazo não superior a dois dias úteis, informação impugnada; atualizar e corrigir informações enviadas aos gestores, em prazo não superior a 10 (dez) dias; fornecer informações sobre o cadastrado, em bases não discriminatórias, a todos os gestores de bancos de dados que as solicitarem, no mesmo formato e contendo as mesmas informações fornecidas a outros bancos de dados, estando vedado estabelecer políticas ou realizar operações que impeçam, limitem ou dificultem a transmissão a banco de dados de informações de cadastrados. Ao consumidor cabe acessar as informações apenas para as finalidades permitidas pela lei e também obter e armazenar autorização para consultar informações abertas.

Jose Carina alertou sobre os riscos de não cumprir as obrigações legais, como prejuízo com processos judiciais de consumidores reclamando a falta da informação da fonte no Cadastro Positivo do birô, sofrer penalidades causadas pelos órgãos de defesa do consumidor que podem impor sanções em caso de os consumidores serem prejudicados (ex.: Procons) e a priorização dos consumidores em pagar contas que são reportadas no CP, para evitar impacto negativo em seus scores de crédito.

O Sindilojas Caxias disponibiliza o termo de fonte gratuitamente para que as empresas possam compartilhar os dados.

Confira no nosso blog tudo o que você precisa saber sobre o Cadastro Positivo.

Créditos: Lisiane Zago