Sindilojas Caxias promoveu evento em parceria com o Procon

Na quarta-feira (08/11), o Sindilojas promoveu juntamente com o Procon Caxias a palestra “Incubadora Virtual: uma opção de Expansão para o Comércio de Caxias do Sul”, ministrada pelo coordenador do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn, no Sindilojas. A atividade faz parte da programação da VII Semana Municipal do Empreendedorismo, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE).
O palestrante trouxe exemplos de tecnologias disruptivas, ou seja, que estão deixando de existir ou estão em declínio devido à tecnologia, como locadoras, Correios, agências de turismo e gravadoras. Ele ressaltou que há uma evolução em tecnologias de facilitação de vendas interessantes e que também servem para captar informações sobre os clientes para entender o que desejam consumir. Em alguns casos, a vendedora é um avatar que faz, inclusive, as trocas de roupas, em outros, totens eletrônicos captam a presença do consumidor e enviam mensagens para o celular. Os comerciantes tiveram a oportunidade de conhecer os caminhos virtuais para um e-commerce e os desafios que envolvem esse novo passo: “A tecnologia assusta, mas precisamos nos adaptar a ela por uma questão de sobrevivência”, disse.
Luiz Fernando apresentou uma pesquisa feita em Caxias, realizada pelo Procon, revelando que apenas 9% dos lojistas caxienses possuem loja virtual, 65% não têm e outros 23% dos lojistas utilizam as redes sociais para divulgar os produtos. Segundo ele, o resultado aponta para uma participação baixa em comércio eletrônico na cidade.
No encontro, a ideia de criação de uma plataforma digital foi celebrada pelas entidades presentes e é um projeto que está em pauta para ser colocado em prática no futuro.
O evento “Incubadora Virtual: uma opção de Expansão para o Comércio de Caxias do Sul” é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Procon Caxias do Sul e Sindilojas, com o apoio da CDL e do Sindigêneros.