Sindilojas Jovem lança o projeto Vem Ser do Bem

A cada ano uma entidade será beneficiada, atendendo a uma indicação da FAS, parceira neste projeto.

O projeto solidário “Vem Ser do Bem”, idealizado pelo Sindilojas Jovem Caxias, vai beneficiar uma entidade assistencial de Caxias do Sul por meio de ações e arrecadação de itens. Em 2017, será a primeira edição deste projeto permanente que vai se dedicar a cada ano a uma entidade diferente. A Fundação de Assistência Social (FAS) indicou, para este ano, o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos Cruzeiro do Sol.

Com esse projeto, o Sindilojas Jovem pretende envolver os comerciantes de Caxias do Sul e a sociedade como um todo: “Ao motivar as pessoas a se unirem pela solidariedade e ao dedicar amor e carinho a quem precisa, estamos contribuindo para despertar a generosidade e fortalecer os laços entre as pessoas”, afirma Jordana Vergani, coordenadora do projeto “Vem Ser do Bem” e integrante do Sindilojas Jovem.

Para tornar a ação possível, o Sindilojas Jovem realizou um diagnóstico das necessidades de cada entidade e vai buscar as parcerias para serviços e organizar a doação de produtos para atender a comunidade beneficiada. Ao longo do ano, serão entregues os materiais arrecadados e a entidade contará com eventos que terão como tema necessidades levantadas previamente. Esses encontros além de caráter educativo servirão de forma de integração, troca de experiências e carinho entre os membros do Sindilojas Jovem e os assistidos pelas entidades.

O Sindilojas Jovem buscou a FAS para ser parceira no projeto por congregar grande número de entidades que atuam para fortalecer os laços familiares e comunitários. Com a FAS, o projeto conta com o suporte da entidade adotada e o apoio dos profissionais que atuam no local.

Diante dos aspectos físicos e comportamentais observados, o Sindilojas Jovem identificou a necessidade de criar, por meio de divisórias, uma sala multifuncional dentro do centro de convivência com projeto desenvolvido pela arquiteta Mariana Marchioro, que atua nas áreas residencial, comercial e corporativa na concepção inicial de edifícios e casas, envolvendo também o design de interiores e mobiliário. Essa sala será utilizada para organizar a biblioteca e para outras atividades afins. Foi percebida também a necessidade de adquirir novos livros de literatura infanto-juvenil. Essa sala também servirá para os educadores ministrarem as oficinas em um lugar reservado e silencioso, proporcionando assim um ambiente de aprendizagem tranquilo. Nesse espaço, será instalado também um computador, para que as crianças possam fazer os trabalhos escolares, pesquisas etc. Como poucas crianças têm acesso à internet em casa, com a orientação de um educador, pode ser um importante instrumento de aprendizagem.

A sala foi concebida para atender a necessidade de uma sala multifuncional, que pudesse atender a variados usos e a diversas faixas etárias. Serão criadas duas extremidades da sala: de um lado o espaço de estudos, que abriga os computadores e uma bancada para que as crianças possam se reunir para estudos e do outro a estante multimídia, que dispõe de TV e aparelhos eletrônicos. Para todo o restante da sala de 50m², um mobiliário que se movimenta, com estantes que podem ser facilmente deslocadas para criar novos layouts, mesas que se desmontam e se transformam em bancos e estantes.

A construção do espaço vai ser interativa. Assim, os integrantes do Sindilojas vão montar o espaço (pintar, decorar, organizar) junto com as crianças. Após a montagem da sala, serão promovidas atividades para aproximar a família da entidade e também dos integrantes do Sindilojas Jovem.

A entidade beneficiada

O Centro Educativo Cruzeiro do Sol, no bairro Cruzeiro, é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dedicado à proteção social básica com caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades das crianças atendidas. Entre as atividades estão oficinas de literatura, história, artes, rodas de conversa, dinâmicas e jogos esportivos e recreativos. Além das atividades, é oferecida alimentação e são promovidos encontros regulares com as famílias. Atende crianças e adolescentes na faixa etária dos seis aos 15 anos, no turno inverso ao da escola. Atende o Loteamento Portinari, Vila Leon, São Valentim, Planalto, Bela Vista, De Zorzi, São Luis, São Virgílio e Campos da Serra.

Serviço

Em todos os eventos do Sindilojas Jovem haverá pontos de coleta. A campanha será permanente. O ponto de coleta fixo será no Sindilojas Caxias (Rua Sinimbu, 1415, 8º andar, bairro Centro).