União das entidades do comércio motiva poder público a agir contra o comércio ilegal

O Sindilojas Caxias constatou a presença efetiva das forças de segurança da cidade, por meio da atuação da Guarda Municipal (Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social) em conjunto com a Brigada Militar, em apoio à Fiscalização Municipal (Secretaria de Urbanismo), na última sexta-feira (14.12), no combate ao comércio ilegal, exercido pelos ambulantes que têm ocupado, especialmente, a Avenida Júlio de Castilhos.

No dia 05 de dezembro, o Sindilojas Caxias tomou a iniciativa de realizar uma reunião, com a presença e apoio da CIC Caxias, CDL e Sindigêneros, para reivindicar ações para conter o crescimento do comércio ilegal no centro da cidade. Na ocasião, foi levantada a necessidade de que órgãos e entidades da segurança pública se unissem para dar suporte à Fiscalização e resolver essa pauta recorrente das entidades do comércio.

As ações realizadas nos últimos dias representam um importante avanço para o comércio varejista da cidade e devem contribuir para uma recuperação nas vendas na data mais importante do ano, o Natal: “Ficamos aliviados em ver o resultado da união dos órgãos de segurança em auxílio à Fiscalização da prefeitura. Comerciantes, comerciários e consumidores são beneficiados por essas ações em um período que deve nos dar fôlego para seguir acreditando na recuperação econômica”, afirma Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias. Ela ressalta que o diálogo é sempre o melhor caminho para bons resultados. Afinal, “ao unir forças, nós, entidades do comércio, conquistamos esse resultado benéfico para toda a nossa cidade graças à ação do poder público”, finaliza.

O Sindilojas Caxias tem a expectativa de que haja um calendário permanente de ações conjuntas das forças de segurança, especialmente, para os próximos dias no combate ao comércio ilegal.

Horário Diferenciado para atender melhor

O Sindilojas Caxias está sugerindo horário diferenciado de atendimento no mês de dezembro aos estabelecimentos, já que os clientes devem ser comunicados sobre mudanças com antecedência. De segunda à sexta-feira, a abertura pode ser no horário normal com atendimento estendido até às 20 horas. Nos sábados (22.12), a sugestão é de que o atendimento seja até às 19 horas. Nos domingos (23.12), o atendimento pode ser das 14 às 20 horas. Já para os dias 24 (véspera de Natal) e 31 (véspera de Ano Novo), o horário recomendado se refere à abertura normal com atendimento até às 17 horas. É importante lembrar que nos dias 25 de dezembro de 2018 (Natal) e 1º de janeiro de 2019 não é permitida a abertura do comércio com mão de obra dos empregados.

A Assessoria Jurídica do Sindilojas Caxias está disponível para esclarecimentos pelo telefone (54) 4009.5517.