“Varejo PHD na era exponencial” foi o tema da palestra de Edmour Saiani

Nesta quarta-feira (23/10), Caxias sedia o 2º Simpósio Estadual do Varejo. Para dar prosseguimento à programação iniciada pelo apresentador do Esquadrão da Moda e consultor de moda Arlindo Grund, que falou sobre ”A moda como ferramenta de vendas”, o executivo Edmour Saiani foi o nome escolhido pelo Sindilojas Caxias para falar sobre o “Varejo PHD na era exponencial”.

                O palestrante, que atua na construção da Cultura e Gestão de Atendimento e Serviços com o propósito de conectar líderes, equipe e clientes para construir reputação, relacionamento e resultado, começou a palestra agradecendo a oportunidade de retornar a Caxias. Destacou que o maior patrimônio é a confiança: “Se ele já é cliente, você não precisa vender para ele, mas investir no relacionamento com ele”, destacou.

            Apaixonado por gente e por construir causas empresariais, disse aos participantes do Simpósio que o Varejo PHD é formado pelo Physical (físico) dos cinco sentidos e da promessa, pelo Human (humano) das emoções e da entrega e pelo Digital, o racional que promove a reativação. Edmour Saiani, que estudou engenharia mecânica no ITA, fez pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi executivo por mais de duas décadas em companhias nacionais e multinacionais falou sobre o contraponto da digitalização e da humanidade. Enquanto a era linear oferece recursos limitados, hierarquia, competição, controle, repetição, propriedade e pesquisa com o duvidar, a era exponencial permite recursos ilimitados, autonomia, cooperação, confiança, inovação, acesso e teste com o desafio de apostar. Assim, o PHD vai além do comprar e envolve aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, se emocionar comparar, levar, ser reconhecido, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. Citou Warren Buffet que dizia: “Varejo é um negócio difícil. O varejista precisa permanecer esperto, dia após dia. A concorrência está sempre copiando e superando o que quer que você faça. Ao mesmo tempo, os clientes são induzidos
de toda forma concebível a experimentar uma infinidade de lojistas”.

                O melhor indicador, segundo Saiani, são os elogios. Para conquistar elogios do cliente, é preciso superar aos passos de interesseiro, para interessado e chegar a ser interessante. De uma venda mal-feita, é preciso investir na jornada do consumidor para a experiência do cliente.

                O 2º Simpósio Estadual do Varejo é uma realização do Sindilojas Caxias com o apoio institucional da Fecomércio-RS SESC SENAC. O Sicredi é o patrocinador ouro e os patrocinadores prata são CDL Porto Alegre, Equipamentos Gourmet, Elri.net, Havan e Supermercados Andreazza. Os apoiadores dessa edição são Branca Rosa, Ecostyle, Erva Mate Pérola Verde, Flytour Serviços de Viagens, Intercity Hotels, Interface Comunicação e Eventos, Livraria Rossi, Lojas Colombo, Murialdo, Objetiva Fotografias, Vinícola Don Affonso, Sala Viva Sonorização, Sidnei Staudt Assessoria em Eventos, TCS Sistemas para Gestão. O Grupo RBS é media partner do evento.