Notícias

Bate-papo entre empreendedoras movimentou Sindilojas na noite de quinta-feira

06 de Março, 2020 - Notícias Gerais

O  evento

 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Sindilojas Caxias promoveu na noite de ontem (5.03) a 4ª edição do painel "Mulheres que arrasam no mundo dos negócios", Com a mediação da jornalista e apresentadora Viviane Salvador, o encontro permitiu conhecer, em um bate-papo descontraído e emocionante, as vivências e histórias pessoais e profissionais da master coach Edgmara Giordani, da consultora de imagem Cris Carvalho e da presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon.

Durante o evento a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, ressaltou a importância das mulheres no mundo dos negócios e agradeceu a presença de todas. O bate-papo foi introduzido pela mediadora Viviane Salvador. A jornalista, especialista em Marketing, é empresária há três anos e atua em video marketing e treinamentos como facilitadora da comunicação por meio da empresa Viviane Salvador - Comunicando Com o Coração.

Viviane iniciou o painel trazendo dados sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil e no mundo para que as painelistas abordassem em suas manifestações. De acordo com ela, dados do IBGE mostram que as mulheres ganham em média salários 20,5% menores que os homens em todas as profissões. 43% dos Microemprendedores individuais (MEI) são mulheres. O Brasil é também o quinto país com maior número de feminicídios e o segundo país com o maior número de cirurgias plásticas realizadas, sendo 86% delas realizadas por mulheres. “Existe uma pressão para que sejamos perfeitas, mas sempre haverá algo faltando. A cada dia me descubro imperfeita, mas estou plena, estou viva e me sinto bem, pois é isso que nos torna humanas”, destacou.    

A consultora de imagem Cris Carvalho contou um pouco de sua trajetória de vida. “Cresci embaixo da máquina de costura da minha avó e com contou o tempo a moda foi tomando conta de todo o meu ser”, revelou.  Graduada em Moda e Estilo e especializada em Produtos e Negócios de Moda, ela é coordenadora do curso de Gestão Estratégica em Imagem Pessoal da UCS e faz parte da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI).

 Para Cris, a roupa pode nos aprisionar ou ser uma libertação e o fundamental é ter autoconhecimento para entender seu estilo e corporalidade. “A maneira como cada pessoa se move e gesticula, também precisa ser considerada. Todas são belas a sua maneira. É preciso um olhar de afeto e carinho sobre nós mesmas na hora de escolher uma roupa”, destacou.

A psicóloga Edgmara Giordani, especialista em Terapia de Família e Casal, coach e master coach integral sistêmico contou um pouco sobre os desafios que enfrentou em sua trajetória de vida e de como essas experiências a ajudaram a criar o projeto Mulheres em Ação, uma iniciativa focada no fortalecimento feminino por meio de técnicas e reflexões conduzidas. “Este projeto é a minha vida e tem como inspiração a história dos meus ancestrais e a história das mulheres”, ressaltou.

Edgmara também abordou o a temática introduzida pela mediadora e considera fundamental que as mulheres se apoiem mais no dia a dia e que o Estado garanta efetivamente auxílio para coibir as situações de violência doméstica que ainda são uma realidade alarmante no país. “Precisamos de políticas públicas que realmente funcionem e auxiliem as mulheres em situação de violência a sair dessa realidade. E temos que olhar também para as microviolências, que nem sempre são visíveis como a violência física, porém também possuem um efeito devastador na vida das mulheres”, destacou.            

A Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon, contou um pouco de suas vivências e dos desafios de ser a primeira mulher à frente da comissão comunitária da Festa da Uva. “É muito gratificante assumir esta missão e inspirar outras mulheres a cada vez mais ocupar espaços”, afirmou.

O desafio, segundo ela, é gratificante: “quantas festas comunitárias possuem 90 anos de existência no Brasil? É uma grande responsabilidade e honra poder contar a história e a riqueza de nossos antepassados por meio da Festa da Uva”, destacou. Formada em psicologia, com especialização em Psicanálise, além de ter atuado em consultório próprio, Sandra foi também voluntária na Cruz Vermelha atendendo dependentes químicos. “Esse tipo de experiência nos tira da minha zona de conforto e faz olhar para aquele que sofre com empatia”, afirmou.

Durante o evento, as associadas do Sindilojas presentes puderam desfrutar de diversos benefícios e brindes fornecidos pelas empresas e entidades parceiras do evento, como degustação de vinho oferecida pela vinícola Casa Motter, massagem relaxante e design de sobrancelhas realizado pela Dmell Centro Estético, aplicação de maquiagem realizada pelo Senac Caxias e  sorteio de brindes exclusivos dos parceiros  Brilho Intenso - jóias e semijóias; Bonne Santé - alimentos naturais; Despindos - moda íntima; Dmell Centro Estético; Eurotrip Store e Eurotrip Viagens e Turismo; Óptica Veneza; Pole Modas; Progressiva Som e Luz; Senac Caxias; Sidnei Staudt Decoração.

 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br