Notícias

Reunião Regional da Fecomércio-RS reúne sindicatos e empresários da Serra Gaúcha

12 de Agosto, 2025 - Notícias Gerais

Evento debate principais pautas que impactam o comércio

Na noite desta segunda-feira (11/08), a Reunião Regional da Fecomércio-RS reuniu sindicatos empresariais e empresários do comércio de bens, serviços e turismo para debater assuntos que impactam direta e indiretamente o setor terciário. Entre os temas debatidos estavam a Reforma Tributária, além de pautas regionais, como o impacto do “Tarifaço” dos Estados Unidos e o aeroporto previsto para a Serra Gaúcha.

A reunião, liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, contou ainda com a participação de presidentes e membros dos sindicatos filiados à Federação, bem como de lideranças empresariais da região.

Pautas Regionais

Para o presidente do Sindigêneros Caxias do Sul, Volnei Basso, a Reforma Tributária pode auxiliar os pequenos varejistas. “Hoje, uma das nossas principais demandas é a redução do ICMS para o pequeno varejo. A taxa chega a 3,5% a 4%, o que é muito para o pequeno”, afirmou Basso. “Outro problema que temos é a falta de adequação de grandes lojas, que impacta e até extingue muitos negócios. Somos a favor do livre mercado, mas, enquanto a tributação que pagamos retorna para a nossa economia, os grandes estão levando a arrecadação quase integralmente para investir na própria empresa”, explicou.

Já a diretora financeira do Sindilojas Caxias e vice-presidente da Fecomércio-RS, Idalice Manchini, comentou sobre o impacto do “tarifaço” na região. “Temos grandes impactos na parte produtiva e tememos a recessão que deve ocorrer neste segundo semestre. Precisamos de algum direcionamento sobre o que podemos fazer para não sermos tão atingidos”, explicou. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, relembrou um dos assuntos abordados na coletiva de imprensa de 2024. “Nós tínhamos previsto que teríamos uma recessão no final deste ano. Mas vemos que o tarifaço concretizou e ampliou os níveis dessa recessão. Por isso, estamos convictos de que não podemos continuar com esta forma de gestão do atual governo”, disse.

Idalice também comentou sobre o aeroporto previsto para a Serra Gaúcha, que deve gerar bons resultados para o comércio e o turismo da região. “Esse aeroporto atenderá uma demanda que vai impactar toda a Serra, e estamos atentos aos avanços para sua implementação”, comentou.

Reforma Tributária, combate à falsificação de bebidas e Jornada Atena

A advogada do Núcleo Jurídico Tributário da Fecomércio-RS, Catiuce Lopes, apresentou os principais pontos da Reforma Tributária, incluindo o IBS, fixado pelo Senado Federal, em substituição pelo ICMS e ISS, e também a troca do PIS e Cofins pelo CBS. Também foram abordados regimes diferenciados, devolução do IVA para famílias de baixa renda, Imposto Seletivo, Simples Nacional, Split Payment, tributação de entidades sindicais e impactos nas convenções coletivas.

Já a gerente do Núcleo Jurídico Tributário da Federação, Tatiane Correa, destacou o processo de transição, a extinção de benefícios fiscais e a necessidade de adequação das empresas até janeiro de 2026, com atualização dos sistemas para a Nota Fiscal Eletrônica, revisão de contratos e alinhamento jurídico e contábil.

Na sequência, o presidente do Sicabege-RS, Matheus Cardoso, apresentou um programa de combate à comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas ou irregulares. Desenvolvido em parceria com a Fecomércio-RS, Sindiatacadistas e Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), o projeto prevê capacitação de fiscais municipais para inspeção de embalagens e identificação de irregularidades.

Por fim, o gerente do Núcleo de Gestão da Fecomércio-RS, André Miki, apresentou iniciativas propostas pela CNC, como o “Raio X Sindical”, para diagnóstico do setor, e a “Jornada Atena OKR Play”, que auxilia sindicatos na definição de objetivos e resultados de gestão.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br