Se você ainda não fez sua declaração anual do Imposto de Renda, fique tranquilo, pois na segunda-feira (12), o órgão responsável pelo recolhimento das declarações prorrogou o prazo para apresentação do documento.
Inicialmente, o prazo se encerrava no último dia do mês de abril (30/04), entretanto, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021, que alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, para o dia 31 de maio de 2021.
Com o adiamento do prazo, quem optar pelo pagamento do referido imposto via débito automático desde a 1ª cota, deverá solicitar até o dia 10.05. E no caso de quem enviar a declaração após 10.05, deverá gerar uma DARF no próprio programa e pagar a 1ª cota, mantendo-se as demais cotas em débito automático.
A prorrogação da Receita Federal pretende minimizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), evitando aglomerações nas unidades de atendimento aos cidadãos.