Notícias

Sindilojas Caxias realiza primeiro Fórum Jurídico de 2025 sobre a Norma Regulamentadora - 1 e a inclusão dos fatores psicossociais no Gerenciamento de Riscos Operacionais

13 de Maio, 2025 - Notícias Gerais

O encontro foi conduzido pelos palestrantes Iris de Lacerda Cassana Vidaletti e Samuel Ribeiro.

Na manhã da última terça-feira, 13 de maio, o Sindilojas Caxias realizou a primeira edição de 2025 do Fórum Jurídico, um encontro para discussão de questões e ensinamentos legais, no auditório da entidade, em Caxias do Sul. 

Com cerca de 60 inscritos, o tema do Fórum foi "Aspectos Jurídicos na NR-1 e inclusão dos fatores psicossociais no gerenciamento de riscos operacionais: o que e como fazer?", conduzido pela Coordenadora do Núcleo Jurídico Sindical Trabalhista da Fecomércio-RS e especialista em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Tributário, Iris de Lacerda Cassana Vidaletti e pelo fisioterapeuta do Trabalho e ergonomista, Samuel Ribeiro.

A especialista em Direito do Trabalho iniciou sua fala abordando as mudanças que serão realizadas no Gerenciamento de Riscos Operacionais a partir de 26 de maio, conscientizando os presentes sobre a implementação de medidas de prevenção, a análise preventiva de eventos perigosos e a maior integração entre empresas contratantes e contratadas na prevenção de riscos. 

Iris salientou durante sua fala que a participação ativa das chefias nessas questões voltadas para o psicossocial são de extrema importância para uma convivência saudável dentro do ambiente de trabalho. “Os empresários são as peças fundamentais para cuidar das demais peças da empresa.”

Samuel marcou sua participação explicando aos empresários como as organizações devem agir diante de tais alterações e quais são os principais fatores que devem priorizar em suas empresas para que elas estejam dentro das leis, como a utilização de um bom plano de ação, a aplicação de questionários de avaliação de riscos e identificação de possíveis perigos e a necessidade de um auxílio técnico especializado. 

“É muito importante criar um ambiente de confiança com o trabalhador. Explicar para ele a situação e pedir sempre por sinceridade e transparência na condução dessas questões”, salientou o ergonomista. 

Excesso de situações de estresse e sobrecarga, trabalho em condições de difícil comunicação, excesso de conflitos hierárquicos, além da falta de autonomia foram alguns dos fatores psicossociais de risco que os palestrantes destacaram, para que os participantes pudessem ponderar sobre e refletir se tais questões estão presentes em seus ambientes de trabalho e como devem ser conduzidas de maneira correta. 

O encontro encerrou com uma mediação de perguntas conduzida pelo advogado e assessor jurídico externo do Sindilojas Caxias, Dr. Leonardo Meister. 

A próxima edição do Fórum está prevista para ocorrer em 12 de agosto.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br