Empreender para ampliar a renda, sem esquecer da qualidade de vida, é o que move pelo menos 42 milhões de brasileiros atualmente, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). Diante disso, o conhecimento torna-se peça-chave para que os empreendedores garantam o sucesso de seus negócios e evitem frustrações.
Foi o que destacou Cris Vieira em sua palestra no Siga o Líder. Realização do Sindilojas Caxias, por meio do Departamento Jovem, Fecomércio-RS, Sesc e Senac, a atividade integra a programação da Semana Municipal do Empreendedorismo de Caxias do Sul e ocorreu na noite desta terça-feira, 12, no Pátio da Estação.
Entre os destaques da troca de ideias, esteve um olhar apurado à palavra empresa. A origem semântica do vocábulo está no latim prehensa, que significa pegar, tomar, agarrar para dentro, em uma ação de dentro para fora. Nesse sentido, Cris pontuou que é por meio das empresas que “entregamos o nosso melhor para o mundo”.
Mas, engana-se quem pensa que essas ações seguem ritmos tradicionais. Na atualidade, “a banda toca” por meio de uma infinidade de recursos digitais. A era tecnológica está apenas no começo e molda as ações de todos perante aos próprios negócios.
“Assim, é importante ressaltarmos que as ações e os relacionamentos se transformam, mas uma coisa não: o conhecimento. Essa é a grande moeda do século XXI. O conhecimento é o que vai fazer as pessoas se encantarem pelo seu negócio, destacou ela.
Ao longo do encontro, Cris também discorreu sobre tópicos como organização e presença digital. Além disso, convidou os participantes a refletirem sobre como seus produtos/serviços agregam valor aos clientes.