Notícias

Histórias de sucesso e inovação marcam o 5º Fórum de Boas Práticas da Fecomércio-RS

13 de Novembro, 2025 - Notícias Gerais

O evento, dedicado ao compartilhamento de iniciativas e estratégias que fortalecem a gestão sindical e impulsionam negócios, aconteceu no auditório da Casa do Comércio Gaúcho

“Negócios que dão certo” foi o tema do 5º Fórum de Boas Práticas da Fecomércio-RS, realizado na tarde desta quinta-feira, dia 13. O evento, dedicado ao compartilhamento de iniciativas e estratégias que fortalecem a gestão sindical e impulsionam negócios, aconteceu no auditório da Casa do Comércio Gaúcho. 

O gerente do núcleo de gestão da Federação, André Miki, abriu o encontro destacando números que consolidam a cultura de cooperação construída entre a entidade e os sindicatos empresariais do setor terciário: mais de 50 práticas foram inscritas no Programa Atena, da CNC, um recorde desde sua criação; outras quatro práticas gaúchas foram apresentadas no Sicomércio 2025, o maior evento da Confederação; oito práticas receberam destaque na Semana do Comércio da CNC; e um total de 39 sindicatos aderiram ao Jornada Atena, participando do OKRs Play e da autoavaliação do RX Sindical, aprimorando seus planejamentos e fortalecendo a governança. 

O primeiro case de sucesso abordado veio da Serra Gaúcha, do Sindilojas Caxias do Sul. A iniciativa foi apresentada pela vice-presidente da Fecomércio-RS e diretora financeira do Sindilojas, Idalice Manchini, e pela gerente executiva da entidade, Lisandra De Bona. “Mulheres que arrasam no mundo dos negócios” consiste em um evento anual, alusivo ao Dia da Mulher, existente desde 2017. A iniciativa promove painéis com empresárias da cidade referência no mundo dos negócios. Em 2025, foi realizado no Shopping Villagio e registrou 200 participantes, se consolidando como um espaço de conexões e troca de conhecimentos. “O Sindilojas Caxias do Sul se orgulha em promover esse encontro, que fortalece a presença feminina no empreendedorismo e faz movimentar a economia de nossa região", pontuou Idalice. 

Na sequência, foi a vez do case “Pit-Stop Solidário”, do Sincopeças-RS. O presidente da entidade, Marco Antônio Vieira Machado, e a jornalista da instituição, Carla Wendt, trouxeram informações sobre o projeto, que consiste em um “oficina a céu aberto” com inspeções veiculares gratuitas para comunidade. A ação não só conscientiza sobre a importância da inspeção regular, como previne acidentes causados por falha mecânica, incentiva a preservação do meio ambiente, fomenta conexões e promove palestras técnicas. "Essa é uma demonstração que o sindicato está preocupado não só com ambiente de negócios, mas com a qualificação. A palavra-chave é conexão com nossa categoria", complementou Marco Antônio. Em 2025, foram realizados pit-stops solidários em Cachoeira do Sul (130 veículos inspecionados), em junho, e Alegrete (138 inspeções), em outubro. Além das vistorias, foram promovidas ações de saúde, com apoio do Senac da cidade, e atividades para as famílias, com auxílio do Sesc local. O projeto também tem caráter solidário, pois os donos dos veículos foram incentivados a doarem alimentos, posteriormente entregues a entidades sociais das regiões. 

Para finalizar, “Começar a empreender não tem idade: incentivando o futuro do varejo desde a infância”, case do Sindilojas Porto Alegre, foi apresentado pela analista de conteúdo da instituição, Nínive Giardi. Com objetivo de reforçar os laços da entidade com a comunidade, em 2024, foi criada uma campanha, alusiva ao Dia da Criança, com foco no empreendedorismo e na educação financeira entre crianças. O almanaque “Futuros Empreendedores”, construído especialmente para a ocasião, foi distribuído para lojistas para funcionar como brinde nas compras e entregue diretamente a estudantes da Fundação Pão dos Pobres. O material apresentava conceitos básicos ligados ao empreendedorismo, através de linguagem lúdica e jogos e teve como tiragem cinco mil exemplares. Além de reforçar o posicionamento de marca, a ação gerou engajamento dos empresários e impactou crianças em situação de vulnerabilidade, pois contou com um momento de doação de kits escolares para alunos do Pão dos Pobres. “Ações como essa fazem com que nossos associados estejam junto com o Sindilojas Porto Alegre para construirmos juntos o futuro”, concluiu Nínive. 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br