Notícias

Inadimplência cresce em Caxias do Sul

13 de Novembro, 2025 - Notícias Gerais

Sindilojas Caxias divulga dados da CDL Porto Alegre e Equifax Boa Vista

O Sindilojas Caxias chama a atenção para o aumento do índice de inadimplência entre pessoas físicas adultas em Caxias do Sul (RS). Os dados foram fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), por meio da Equifax | Boa Vista, ferramenta para a análise e concessão de crédito disponibilizada aos associados do Sindilojas Caxias. Os números apontam um crescimento significativo da inadimplência em 2025, acompanhando o mesmo comportamento observado no Rio Grande do Sul e no Brasil.


A pesquisa observou que a quantidade de pessoas adultas negativadas no município da Serra Gaúcha passou de 31,9% em janeiro para 34,1% em setembro de 2025. No Rio Grande do Sul, o indicador variou de 33,2% para 35,41% no mesmo período. Já no Brasil, o avanço foi de 32,2% para 33,8%. Esses resultados apresentam impacto direto sobre a capacidade de consumo das famílias e, consequentemente, sobre o varejo.


Segundo o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, o cenário é agravado pelo custo elevado do crédito, consequência da Taxa Selic no maior patamar desde 2006, que pressiona o comprometimento de renda das famílias com juros e amortizações. “O que ameniza esse quadro, no curto prazo, é o aquecimento do mercado de trabalho e os incentivos à demanda do Governo Federal. Mas ainda assim, o cenário exige cautela”, afirma.


O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, destaca a importância dos empresários acompanharem os indicadores de crédito e adotarem políticas responsáveis de concessão e cobrança. “Esses dados refletem um desafio que afeta toda a cadeia do comércio. Quando o consumidor perde poder de compra, o varejo sente os efeitos imediatamente. Por isso, ferramentas como o SCPC Boa Vista são essenciais para orientar decisões de venda e crédito de forma mais segura, contribuindo para a sustentabilidade dos negócios”, afirma.


Boff também reforça a importância de cuidados práticos no dia a dia, como planejar o orçamento ao anotar gastos, definir prioridades e evitar compras por impulso, além de usar o crédito de forma consciente, evitando pagar apenas o mínimo do cartão e não recorrer ao cheque especial como complemento de renda. “O crédito é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser usada com consciência. Planejamento e controle do orçamento são atitudes que fortalecem não apenas as famílias, mas também o comércio local e a economia regional como um todo”, completa.
Outras dicas são criar uma reserva financeira, mesmo com valores pequenos, com o intuito de ajudar em imprevistos e evitar que as pessoas recorram a dívidas caras. Além disso, é necessário ficar atento a golpes e promessas fáceis de dinheiro rápido, que muitas vezes agravam a situação.


O Sindilojas Caxias orienta que lojistas utilizem os serviços de análise e proteção ao crédito disponíveis pela entidade e busquem sempre estimular o consumo responsável, favorecendo o equilíbrio financeiro de consumidores e empresas.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br