A maioria das empresas ouvidas para o relatório Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) nas Organizações 2022 feito pela consultoria e auditoria Deloitte acredita que as práticas de DE&I são uma parte crucial de suas estratégias.
Quase a totalidade (94%) das empresas veem benefícios aos negócios, 94% disseram que elas contribuem para inovação, 93%
O levantamento contou com a participação de 374 empresas, sendo 33% do setor de serviços, 12% do agronegócio, alimentos e bebidas, 10% Tecnologia da Informação e telecomunicações, 9% infraestrutura e construção, 6% atividades financeiras, 6% transporte e logística e 6% petróleo, gás e mineração.
Segundo estudo feito pelo Sebrae do Rio de Janeiro em parceria com a Insight Comunicação, as 3 principais vantagens percebidas na agenda ESG são relacionadas ao aumento de reputação e vendas.
Entre as empresas que já possuem iniciativas ESG, as principais vantagens percebidas estão ligadas ao aumento de reputação e vendas. Entretanto, 83% das empresas respondentes não identificam o acesso a crédito mais barato como um benefício relacionado.
Com relação às atitudes que as empresas estão tomando, no eixo ambiental, 77% das empresas utilizam sacolas plásticas e 67% compram copos plásticos. Porém, só 37% delas direcionam o lixo para reciclagem e apenas 12% usam energia de fonte solar ou eólica. O Brasil é um país de pequenas e médias empresas, ou seja, conhecer um pouco mais sobre a realidade ESG desse segmento que move a nossa economia é fundamental.