Notícias

INSS: STF PODE CONCLUIR ESSA SEMANA JULGAMENTO DA ?REVISÃO DA VIDA TODA?

21 de Novembro, 2022 - Notícias Jurídicas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pode concluir nessa semana o julgamento sobre a ?revisão da vida toda? para o cálculo do benefício previdenciário pago pelo INSS.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pode concluir nessa semana o julgamento sobre a “revisão da vida toda” para o cálculo do benefício previdenciário pago pelo INSS. O processo estava sendo julgado no Plenário Virtual em março e os 11 ministros apresentaram seus votos: 6 a favor da revisão e 5 contra, mas um pedido feito pelo ministro Kassio Nunes Marques interrompeu o julgamento. Os ministros podem alterar seus votos até a conclusão do caso.

O impacto da discussão sobre a “revisão da vida toda” é estimado em R$ 46,4 bilhões, para o período de 2015 a 2029, pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, mas o montante não considera os processos ajuizados que já haviam ultrapassado o prazo de decadência e os “milhares” de casos em que o novo valor não será vantajoso, portanto, trata-se de um valor estimado de maneira equivocada.

A discussão trata da regra de transição da Lei nº 9.876, de 1999. Na prática, ela limitou a quem já contribuía à Previdência incluir os salários pagos a partir de 1994 no cálculo do benefício. Os segurados que receberam salários maiores antes dessa data se sentiram prejudicados e buscaram a Justiça. Advogados de aposentados indicam que a correção compensa para quem tinha altos salários antes do início do Plano Real. Para trabalhadores que ganhavam menos não haveria vantagem.

 

 

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br