Notícias

Sindilojas Caxias promoveu 7º Simpósio Estadual do Varejo

23 de Outubro, 2025 - Notícias Gerais

Evento se consolida como um dos mais importantes do setor no estado

A 7ª edição do Simpósio Estadual do Varejo foi realizada pelo Sindilojas Caxias durante o dia 22 de outubro, no Intercity Hotel Caxias, em Caxias do Sul (RS). Trazendo  o tema “Conexões movem negócios”, reuniu mais de 400 participantes.

Abrindo o evento, o presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, comentou como o Simpósio é um momento especial de encontro, aprendizado e, acima de tudo, conexão, consolidado como um dos mais importantes eventos do varejo gaúcho. “Vivemos em uma era de transformações intensas, sejam tecnológicas, sociais ou econômicas, mas seguimos certos de que a verdadeira essência que move o varejo continua sendo a sensibilidade do relacionamento humano. É nas conexões, na escuta e na empatia que encontramos as melhores ideias, as parcerias mais sólidas e os caminhos mais sustentáveis para crescer”, afirmou. Ainda, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, e o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, tiveram espaço de fala.

Reunindo lideranças, empresários e especialistas em torno de discussões sobre humanização, inovação com propósito e conexões significativas, o evento contou com palestras simultâneas em três locais. Além do Palco Principal, com nomes nacionais, os participantes também puderam se aprofundar em diversos temas apresentados por profissionais locais na Arena Sebrae e na Arena Senac. 

Esses dois espaços reuniram especialistas compartilhando experiências e reflexões sobre temas essenciais à evolução do setor. Ao longo do dia, 10 palestras debateram assuntos como comportamento do consumidor, gestão de tempo e produtividade, comunicação de marca, criatividade, moda, inteligência artificial e vendas. Os conteúdos destacaram a importância da inovação, da qualificação e da conexão humana como diferenciais competitivos.

Ainda, como parte das atividades do Simpósio, na manhã do dia 21 de outubro foi realizada visita guiada à sede da malharia Biamar, em Farroupilha (RS). A ação proporcionou uma experiência guiada por meio de fones de ouvido, onde os participantes puderam conhecer como a marca desenvolve, produz e comercializa seus produtos. Além disso, foi possível ter uma visão 360° do negócio, destacando a tecnologia de ponta, a produção sustentável e a equipe engajada, com aprendizados sobre processos, inovação e gestão no varejo. 

Os visitantes tiveram também a oportunidade de conhecer os principais pontos da empresa, que conta com seis andares entre operação, comercial, marketing e desenvolvimento. Ao todo, cerca de 2 mil peças são fabricadas por dia, gerando um estoque de 160 mil peças no mês.

Atrações nacionais no Palco Principal

O Palco Principal do Simpósio recebeu cinco palestras com nomes reconhecidos nacionalmente. O início ficou por conta do jornalista Marco Matos, apresentador da RBS TV e colunista da Zero Hora, abordando o tema “Quem te conhece, te compra?”. Matos falou sobre a importância do fortalecimento de uma imagem pessoal autêntica e confiável, e do desenvolvimento da habilidade de transmitir mensagens com clareza e impacto, além de passar dicas práticas para impactar o público, principalmente nas redes sociais. “A chave é a conexão com nosso público. Sempre pensem no indivíduo”, aconselhou.

Após, foi a vez da economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, com a palestra “Só vende quem entende”, sobre a necessidade de pensar no atendimento para o mercado atual, movimentado por pessoas com mais de 60 anos, famílias menores e setor pet. “Temos que oferecer aquilo que o cliente quer comprar e que traga soluções, com a intenção de que ele retorne. A recorrência é fundamental para garantir estabilidade e lucro”, observou.

No início da tarde, o empresário Jayme Nigri Moszkowicz, sócio-fundador do Grupo Reserva, trouxe o assunto “Da cultura à operação: liderança que entrega”. Em sua fala, Moszkowicz ressaltou que a cultura organizacional é o maior diferencial das empresas do Grupo, fortalecida pela escuta ativa dos clientes e pelo compromisso com pessoas e resultados. Ainda, enfatizou que nada contagia mais que ação. “Conselho é bom, mas o exemplo arrasta.” 

Em seguida, “Clientes do presente não compram estratégias do passado” foi tópico do empresário Guto Rocha, vice-presidente da Pmweb. Ele destacou a importância do fator humano e da personalização no varejo, reforçando que o principal valor das empresas está nas pessoas que as constroem e na capacidade de transformar vendas em relacionamentos duradouros. “Empresas que investem em retenção de clientes criam legados”, resumiu.

Encerrando o evento, o ator Marcelo Serrado, conhecido por seu trabalho na TV, no cinema e no teatro, discorreu sobre o tema “Vamos falar sobre saúde mental?”, trazendo relatos pessoais e reflexões sobre saúde mental e síndrome do pânico, sem perder o bom humor. Sua palestra reforçou a necessidade de falar abertamente sobre o assunto, destacando que o acolhimento exige vulnerabilidade e que práticas como meditação, respiração e autocuidado ajudam a reconhecer limites e encontrar equilíbrio. “Nossa cabeça manda no nosso corpo e merece muito cuidado também. Não deixe os medos tomarem conta da sua mente: você já é um sucesso”, afirmou. Após, abriu espaço para perguntas dos participantes.

O 7º Simpósio Estadual do Varejo teve apoio institucional de Fecomércio-RS/SESC/SENAC e SEBRAE; Patrocínio Ouro de Círculo Saúde, Humana Saúde e Sicredi Pioneira; Patrocínio Prata de PMWEB e Villagio Caxias; Patrocínio Bronze de Andreazza, CDL Porto Alegre e Intercity Caxias; e Grupo RBS como Media Partner.

Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul

Desenvolvido por: intervene.com.br