O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) tem como objetivo fomentar o empreendedorismo brasileiro por meio de linhas de crédito com condições especiais de juros oferecidas às empresas.
A partir do dia 25 de julho, as empresas interessadas já poderão aderir ao programa, pois os créditos já poderão ser disponibilizados. A estimativa é que sejam fornecidos em torno de R$ 35 bilhões de reais em créditos até o mês de dezembro de 2022.
Contudo, ainda que o Pronampe tenha ganhado uma atenção especial das empresas no ano de 2021 por seus juros baixos (2,25%), no ano de 2022 será um pouco diferente. Os juros aplicados para o programa neste ano somarão o percentual de 19,25% (Selic + 6%) ao ano.
Ainda, as regras para participar mudaram um pouco, a título de exemplo, agora os MEIs também podem aderir ao crédito, diferente do ano passado, quando não eram contemplados com essa opção.
As demais regras podem ser conferidas no site oficial do governo, que fala sobre o programa, e a empresa que deseja solicitar empréstimo com recurso do Pronampe 2022, deverá procurar por uma das instituições financeiras parceiras autorizadas, ou seja, bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros), cooperativas e fintechs.