O troféu O Mercador 2022, que vai ser entregue pelo Sindigêneros e Sindilojas Caxias, aos empresários do comércio Idalice Manchini, Flávio Guido Cassina e Jorge Salvador, inaugura uma nova versão da tradicional obra esculpida em bronze pelo artista plástico Bruno Segalla e já entregue a mais de 90 personalidades com trajetória de destaque no comércio local, desde 1978, quando iniciou a outorga.
Impresso em 3D, o troféu O Mercador 2022 reflete o compromisso das entidades representantes do comércio varejista com a sustentabilidade e a inovação. Concebido com a curadoria da publicitária Alessandra Pinto, da Fattore Group Soluções Criativas (3D Impressos), o novo Troféu O Mercador sinaliza também o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
A peça é impressa inteira em uma técnica mais limpa e sustentável, se comparada às anteriores, que necessitavam de uso de molde, o que evita desperdício de material. Para manter a característica da obra, um troféu orgânico com formas arredondadas em 3D, como O Mercador, foi preciso desenvolver uma escultura digital em três dimensões por meio de um escaneamento do objeto em alta resolução. Essa imagem passa por um tratamento que possibilita a impressão, inicialmente, oca, pesando em torno de 150 a 180g.
Resultado de um trabalho de 36 horas de impressão da peça e mais quatro horas para a base, totalizando 40 horas, o troféu ganhou preenchimento interno de gesso reciclado. Para obter o efeito bronze, a peça, impressa em 3D com um filamento plástico, recebe uma camada de primer automotivo, tinta preta fosca em uma técnica que aproxima a peça da cor original, feita com pintura manual e artesanal.
A matéria-prima do troféu é o Poli (Ácido Lático), o PLA, um poliéster termoplástico feito com ácido lático (composto orgânico de função mista – ácido carboxílico e álcool), a partir de fontes renováveis como milho, mandioca, beterraba e, por isso, é biodegradável, compostável e reciclável e não possui nenhum tipo de resíduo tóxico.
Os Mercadores 2022
O troféu O Mercador vai ser entregue no dia 1º de abril na cerimônia de posse das diretorias do Sindigêneros e Sindilojas Caxias aos agraciados Idalice Manchini, na categoria Destaque Lojista, Jorge Salvador, como Destaque de Gêneros Alimentícios e em Reconhecimento Público ao comerciante Flávio Cassina.
Com a palavra, Bruno Segalla
Já dizia o artista plástico Bruno Segalla que “o mercador é legendário e até mitológico. Antes de qualquer pessoa, autoridade ou cientista, é o mercador que atravessa fronteiras, mares e continentes para vender ou trocar mercadorias. É o mercador que, inclusive, traz as primeiras notícias sobre a vida e os costumes de outros povos, é um fator de paz e aproximação entre as pessoas, as nações e os povos. O mercador moderno tem, hoje, o sentido cósmico de atuação, é desbravador de ação universal”.
A tradicional Solenidade de Outorga do Troféu “O Mercador”
Desde 1978, o Troféu “O Mercador” simboliza a homenagem às personalidades que se destacam no setor do comércio lojista e de gêneros alimentícios de Caxias do Sul. Trata-se de um reconhecimento às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de seus estabelecimentos e do comércio, inspirando exemplos que merecem ser conhecidos e seguidos.
Categorias
Escolhidos por votação entre os associados, Os Mercadores da categoria Destaque Comércio Lojista e Destaque Comércio de Gêneros Alimentícios são destinados àquelas pessoas que tenham se notabilizado no desempenho de suas atividades comerciais. Já a categoria Reconhecimento Público é conferida à pessoa que prestou destacados serviços aos próprios sindicatos e à comunidade comercial caxiense.