Neste mês, o PIX completa seis meses em funcionamento pleno no Brasil, trazendo muita facilidade nas transações bancárias e comerciais para todos os usuários. Entretanto, é preciso ter segurança sobre a efetividade do pagamento para evitar golpes.
Há relatos de pessoas físicas e jurídicas que já sofreram invasões em aplicativos bancários, por roubo de celular ou falta de segurança na plataforma. Dessa forma, o Banco Central já se posicionou em relação às transações vítimas de fraude ou falha no sistema para disponibilizar o método de estorno mais rápido.
O Sindilojas Caxias recebeu denúncia de comerciantes por meio do PIX e orienta para que o produto ou serviço seja entregue somente após constatar a confirmação do pagamento.
Lembre-se: quando uma transação ocorre pelo Pix, o valor entra na conta em segundos.
O golpe envolve um suposto comprador, que faz as compras, por meio de aplicativo, e envia um comprovante da transação por PIX ao vendedor. Em seguida, é feito o envio da mercadoria por motoboy ou por Uber.
O comerciante que é vítima deste tipo de golpe acredita na boa-fé do comprador. Pode até mesmo supor sobre uma falha ou atraso do próprio aplicativo do banco, mas o valor não é creditado em sua conta. Ao entrar em contato com a instituição financeira, recebe a informação de aquela transação nunca foi efetivada, e que, provavelmente, trata-se de um comprovante alterado com as informações específicas para simular o pagamento.
Alerta: o comprovante não serve como garantia de que o dinheiro está na conta!
Para mais informações sobre o PIX, acesse: https://www.sindilojascaxias.com.br/noticias-juridicas-detalhe/pix-completa-seis-meses-de-funcionamento-no-mercado-brasileiro