Na manhã de 30 de julho foi realizada a primeira rodada de negociações entre o Sindilojas Caxias e o Sindicomerciários de Farroupilha, com foco na base territorial de Antônio Prado. O encontro ocorreu na sede do Sindilojas Caxias e deu início às tratativas para a próxima convenção coletiva.
O sindicato laboral apresentou proposta de reajuste de 6,5% em todas as faixas salariais, além de 6% de aumento nas cláusulas econômicas. Já o sindicato patronal defende um reajuste baseado no índice do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que atualmente é de 5,18%.
Durante a reunião, os representantes do Sindilojas Caxias destacaram a vocação turística de Antônio Prado e defenderam a criação de jornadas especiais de trabalho durante eventos que movimentam a economia local, como a Noite Italiana (em agosto), a Fenamassa (em novembro) e a Noite Encantada (em dezembro).
O sindicato laboral considerou a sugestão pertinente e se mostrou aberto à negociação, desde que haja contrapartidas que garantam a implementação dessas jornadas diferenciadas. “O momento econômico atual exige cautela, mas estamos comprometidos em buscar um acordo equilibrado que beneficie ambos os lados”, pontuou Rossano Boff, presidente do Sindilojas Caxias.
As negociações seguem em andamento e uma nova rodada será marcada em breve. As cláusulas da convenção coletiva atual seguem válidas até 30 de junho de 2026.